O Brasil virou a terra das investigações criminais. Nos últimos dois dias, dois grandes inquéritos tomaram conta do noticiário nacional. Na terça-feira (26), membros da Polícia Federal do Rio de Janeiro cumpriram mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao governador do Estado, Wilson Witzel, em meio a operação “Placebo”, que investiga a possível fraude no orçamento de caixas d’água compradas para serem instaladas nos hospitais de campanha cariocas. De acordo com dados da investigação, Witzel teria o comando destas ações, sendo ajudado por sua esposa, Helena Witzel e pelo ex-secretário estadual da Saúde, Edmar Santos.
Já na quarta (27), a Polícia Federal voltou a ativa, desta vez a pedido do STF (Supremo Tribunal Federal) para cumprir mandados de busca e apreensão contra políticos, empresários e ativistas bolsonaristas em meio a investigação sobre a propagação de Fake News no país. O foco da PF é desmantelar um grupo suspeito de comandar uma rede de divulgação de notícias falsas. E tudo isso em meio a rixas entre diversos poderes do país.
É claro que essas investigações (e muitas outras que estão em curso) são importantes para o país, no intuito de esclarecer algumas situações bem estranhas. No caso da investigação contra o governador do Rio de Janeiro, se há suspeitas de fraudes na utilização de dinheiro público, um inquérito é mais do que necessário para averiguar o caso e determinar punições, caso a tramoia seja comprovada. Assim como já passou da hora de se investigar com seriedade a quantidade de Fake News que foram e ainda estão sendo produzidas no Brasil, algo que pode ser muito danoso para todos.
Entretanto, o que não se pode é utilizar essas investigações como instrumentos políticos para prejudicar adversários ou desafetos. Mesmo que não seja o caso, é sempre bom ficar de olho, pois inquéritos como esses precisam atender o interesse de todos e não apenas de alguns brasileiros...
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
GCM de Mauá captura foragido da Justiça por furto durante patrulhamento preventivo
Idosos, pessoas com deficiência e autistas devem se cadastrar na Zona Azul de Mauá
Grande ABC tem saldo positivo na geração de empregos pelo 5º mês seguido
Economia brasileira gera mais de 148 mil empregos formais em maio, segundo Ministério do ...
Professor Fernando da Informática - Desafios da inteligência artificial no âmbito social e profissional
Daniel Alcarria - Nossa Mauá ontem e hoje
Editorial Revista SUCESSO - Editorial Revista SUCESSO - Edição 109
Dra. Paula Franco Freire Biason - Médica Veterinária - Ansiedade canina
Dra. Carolina Tavares de Sá - O advento da tecnologia e a utilização das ferramentas de inteligência artificial pelo Poder J...